Compreendendo o Jiu-Jitsu
O Jiu-jitsu como modalidade esportiva pode mudar as regras de acordo com o realizador do evento. Tomei como base as regras da Federação Internacional, a IBJJF para explicar um pouco mais como funciona uma luta.
Antes de começarmos com as 10 dicas básicas, falaremos sobre a duração de uma luta. De acordo com a faixa etária e graduação, há limites diferentes de tempo. Nas categorias adulto (de 18 a 30 anos), o limite máximo de duração de uma luta vai de 5 à 10min. Sendo 5min no máximo para faixa branca, 6min para faixa azul, 7min para roxa, 8min para marrom e 10 para faixa preta.
Aos comandos do árbitro para iniciar a luta, é disparado o tempo e ganha quem fizer mais pontos, vantagens ou quem finalizar a luta dentro do tempo determinado.
Há 3 valores de pontuações no Jiu-jitsu, são eles: 2, 3 e 4 pontos, diversas formas de vantagem e infinitas finalizações.
Para estar por dentro da luta e entender o que está acontecendo em cada disputa, segue as 10 dicas para aprender a visualizar o que acontece no tatame.
1- Queda
A queda se caracteriza pelo desequilíbrio do oponente em pé, levando-o ao chão e estabilizando-o, ou seja, mantendo ele no chão por pelo menos 3seg. Ao concluir estas etapas é configurado 2 pontos para quem efetuou a queda e estabilizou.
2- Raspagem
Para compreender melhor a raspagem, dê uma olhadinha no item 9 e volte aqui. A raspagem é quando quem está fazendo a guarda consegue derrubar seu oponente e estabilizar a posição por cima do adversário. Essa técnica corresponde a 2 pontos para quem a realiza.
3- Joelho na barriga
Para ser caracterizado o ponto o oponente, deve estar deitado no chão, frente a frente com o adversário, o joelho de dentro de quem executa a técnica deve estara apoiadono tronco (ou barriga) do oponente sem encostar o outro joelho no chão, somente a sola do pé tocando o solo, exemplo: se estiver com o joelho direito sob o tronco, a perna esquerda deve estar posicionada com a sola do pé no chão. Posição estabilizada de forma correta 2 pontos.
Os itens 1, 2 e 3 equivalem a 2 pontos cada e podem se repetir diversas vezes dentro da luta. Cada vez que é caracterizado o ponto, o oponente defender e repetir, os pontos são acumulados.
4- Passagem de guarda
A passagem de guarda equivale a 3 pontos, dê mais uma olhadinha no item 9 e volte aqui. A passagem se transforma em ponto quando conseguimos nos livrar das pernas que estavam fazendo guarda e ultrapassar a linha do quadril do adversário, criando uma aproximação e estabilizando a posição, frequentemente esta estabilização é chamada de "100kg".
5- Montada
A montada é quando conseguimos estabilizar o adversário com as costas no chão, sentando em seu tronco, com os joelhos no chão, rente ao tronco do seu oponente, ou seja, por baixo dos braços dele.
6- Montada pelas costas
É a mesma coisa da montada tradicional (dica 5), mas o oponente se encontra com a face voltada ao chão e as costas para cima.
7-Pegada pelas costas
A pegada pelas costas ou mochila, é quando conseguimos dominar o oponente pelas costas e colocar os ganchos, ou seja, ter o apoio dos pés na frente do corpo do oponente, próximo ao quadril.
Os itens 5, 6 e 7 valem 4 pontos cada, possuem a pontuação mais alta, por apresentar muito mais ameaça a quem sofre, pois dessa posição a probabilidade de ocorrer uma finalização é muito mais alta.
8- Finalização
A finalização é quando o oponente não consegue mais se defender e desiste do jogo para não se lesionar. Há também a possibilidade de ele apagar, quando não bate, perdendo rapidamente a consciência, achando que conseguiria se defender. As finalização mais famosas no Jiu-jitsu são: Mata-Leão, Armlock, Triângulo, Botinha. A finalização é determinante numa luta, pois por mais que o lutador esteja perdendo por pontos, se ele finalizar o adversário é consagrado o campeão da luta.
9- Guarda
A guarda é a defesa do Jiu-jitsu. Percebam que grande parte de uma luta de Jiu-Jitsu se passa no chão, então a principal defesa são as pernas, pois ela é quem vai ser responsável por manter a ameaça (oponente) longe quando estamos no chão, enquanto os braços sozinhos não conseguem essa façanha. Basta lembrar, GUARDA > JIU > PERNAS. A partir daí existem diversas guardas, meia guarda, guarda X, guarda aranha e por aí vai. A guarda não configura ponto, pois ela é uma defesa e não um ataque, mas é necessária para compreensão da luta.
10- Vantagem
A vantagem é um "quase", quando a técnica é realizada, mas o adversário defende antes que ocorra a estabilização, adiciona-se uma vantagem por cada "quase" realizado. A vantagem pode ser tanto para um "quase" ponto, como para uma "quase" finalização.
De maneira superficial, estas são algumas dicas para aprender mais sobre uma luta de Jiu-Jitsu e conseguir estar por dentro da pontuação, algumas regras e técnicas, espero ter sido útil, deixe um comentário sobre o que achou, dúvidas, sugestões, ficarei muito feliz em poder interagir com você.
Obrigada e até mais.
Comentários